1 de setembro de 2021

O QUE É O HOMEM? TRICOTOMIA? ALMA? ESPÍRITO? CORPO?


“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”; (Gn 2.7). “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”; (1 Ts 5.23). Bíblia de Estudo Pentecostal.

O que significa a palavra, o vocabulo homem? O que a Teantropologia tem a dizer acerca do homem? Qual é a missão do homem inteligente sobre a terra? Com estas perguntas, com estas indagações introduzimos o tema em questão. O vocábulo homem “homine” (ltm) significa qualquer indivíduo pertencente à espécie humana que apresenta maior grau de complexidade na escala evolutiva, diferenciado das demais criaturas  por causa do corpo, por causa da carne. Antropologia defende que o homem é um ser vertebrado pertencente à classe dos mamíferos, subclasse dos placentários, ordem dos primatas. Família dos hominídeos, gênero homo, que se encontra representado na atualidade por uma única espécie, o homo sapiens. Com vários grupos, raças, sub-raças e tipos ou fácies (forma e configuração de um grupo) locais. A ciência antropológica também define ao homem como o único ser mamífero de posição normal ou vertical. Capacitado com linguagem articulada, constituindo entidade moral e social. No início os cientistas e os filósofos tinham como objetivo a busca do princípio único, as suas especulações voltavam-se para o universo. Posteriormente surgiu Sócrates, que passou a inquirir sobre o próprio homem, no sentido de compreender ao seu íntimo e o móvel de suas ações. O conhecer-te a ti mesmo, ou a auto consciência do homem e o seu método de pensamento em sua realidade. Depois disso os cientistas e os filósofos nunca mais pararam de questionar sobre o homem e a sua função na sociedade. A Filosofia doravante tornou-se antropocêntrica, ou seja, colocou o homem no seu centro de discussão. Pode-se dizer que a Filosofia é uma forma de compreensão da vida e do mundo. Podemos especular sobre o mundo, sobre o ser, sobre a verdade e sobre a justiça; podemos perscrutar (investigar minuciosamente). E até elaborarmos análises sobre os mais variados temas; podemos tentar aprender o que é o bem e o que é mal. Contudo no fundo de tudo isto está o homem. Dentro do que eles dizem ser o homem devíamos assim solicitar, pedir à Filosofia e a Ciência que nos ajudem a compreender o mundo humano, apontando-nos os caminhos que possam nos afastar do mal, nos afastar do pecado. Diante desta colocação filosófica e científica, pergunta-se: O que é o homem? Qual é a sua função? Qual é a sua natureza? Qual é o seu destino? Somente através da Teoantropologia pelo paradigma, prisma de Deus, obteremos esta resposta! 

A Ciência, a Psicologia e a Filosofia definem o homem como um ser racional. A racionalidade é característica de seus pensamentos, de seus atos e de todos os seus modos de atuação. Esta racionalidade é que dá força ao livre arbítrio, no sentido do homem agir como lhe convier e responder pelos seus atos. Por essa racionalidade o homem se realiza e, realizando-se, escolhe o sentido de sua vida e de suas ações. Como resolver essa tal racionalidade de pensamentos no ponto de vista das ciências humanas? Eles acreditam que à medida que o homem exercita sua inteligência, ela amplia-se. Do simples chegamos ao complexo; do conhecido ao desconhecido. Porém, surgem também os desmandos intelectuais, o homem começa a se colocar acima do Criador, enveredando-se pela trilha do orgulho. Nesse mistério o homem jamais deveria orgulhar-se da sua inteligência. Pois Deus na sua infinita bondade concedeu-nos a oportunidade de estarmos num meio em que possamos desenvolver a nossa inteligência. É para que a utilizemos em nosso benefício próprio e dos nossos semelhantes. A inteligência desenvolvida é um talento com finalidade útil  com a objetividade de que se aproximem cada vez mais do Criador. O 1º homem Adão. O primeiro homem “Adão” já foi formado em sua fase adulta, ele foi moldado do pó da terra (corpo) e recebeu o sopro de vida (espírito) e se tornou uma (alma) vivente. A formação da alma é a junção do sopro do espírito de vida “ruach” (hb), mais o corpo físico. A unidade física com a unidade espiritual gera um terceiro elemento, a alma. Para que haja o sopro, é preciso que o físico esteja completo. Conhecendo e entendendo a Lei da Vida. Adão recebeu toda a essência vital em seu corpo biológico físico, tanto a essência masculina, como a essência feminina. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus (Imago Dei; Latim) o criou; macho e fêmea os criou”; (Gn 1.27). Bíblia de Estudo Pentecostal. Quando Deus retira a costela de Adão após um sono profundo, Deus está retirando toda a essência feminina que estava em Adão para a formação da mulher. “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”; (Gn 2.21,22). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Para esta lei da vida existem dois elementos, o físico (corpo) e o espiritual (espírito). A alma passa a habitar no corpo no momento do encontro destes dois elementos. A alma é eterna, ela não pode morrer, será eterna no Céu na Nova Jerusalém Celestial ou será eterna no Gehenna, no Lago de Fogo e Enxofre. Pois a sua essência é espiritual e a morte ocorre no corpo, a morte é no corpo. Jesus inaugurou uma nova lei no caso do seu nascimento, pois Ele já coexistia no espiritual como uma das Pessoas da Divindade. Jesus so precisava do corpo biológico físico, porque a sua alma coexistia, já estava formada. Jesus não tinha o espírito humano, Ele tinha o Espírito Santo. Se Jesus tivesse o espírito humano, seria a prova que a sua alma um dia teve um princípio, então Ele já veio selado com o Espírito Santo. Jesus já nasceu nascendo de novo. “Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou”; (Jo 6.27). Bíblia de Estudo Pentecostal. A dicótomia & A tricótomia. Deus é essência de Espírito + Três almas. Deus era dicótomo (Espírito + Almas), agora Ele é tricótomo (Espírito + Almas + Corpo). A Divindade “Deus” não tinha um corpo até a encarnação de Cristo, e este corpo foi preparado para receber a essência divina. “Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste”; (Hb 10.5). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade”; (Cl 2.9). Bíblia de Estudo Pentecostal. Do Espírito de Deus procedem todos os espíritos, a natureza de Deus é a sua essência de Espírito. Deus criou aos anjos dicótomos (espíritos ministradores + alma espiritual). Formou o homem tricótomo (alma humana + espírito humano + corpo humano). O espírito e a alma dos anjos. “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”; (Hb 1.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. O anjo já foi criado eterno, seu espírito tem personalidade própria, sua alma está dentro do seu espírito. Os anjos são espíritos ministradores que têm almas. A alma é a personalidade, alma está dentro da essência espiritual do anjo, portanto a personalidade do anjo é o seu próprio espírito. O anjo não tem corpo físico, o seu corpo é espiritual. Os anjos que pecaram não podem receber a redenção do pecado, por que não tem como eles serem redimidos. O homem quando aceita a Cristo, recebe o Espírito Santo que já vem com a sua personalidade própria. O Espírito Santo vem habitar dentro do espírito humano do homem, não afetando assim a sua alma humana a onde está a sua personalidade humana (livre arbítrio). Pois se duas personalidades habitam o mesmo espaço isto é possessão, porque uma é mais forte do que a outra. Se os anjos pudessem receber o Espírito Santo para redimi-los, eles perderiam o livre arbítrio e não seriam salvos e sim possessos, e salvação não é possessão. 

O espírito e a alma dos demônios. Os demônios querem entrar no corpo do homem ou nos animais. Esta é a sua ilegalidade, os demônios querem um corpo físico e uma mente humana para atuarem no mundo físico. Embora eles possessem, eles não querem os animais, eles querem um ser racional para dominar. “E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altissímo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo)”; (Mc 5.7,8). Bíblia de Estudo Pentecostal. A formação do homem. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”; (Gn 2.7). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante”; (1 Co 15.45). Bíblia de Estudo Pentecostal. O homem não é um espírito, e nem é um corpo, o homem é uma alma vivente que tem espírito humano e um corpo biológico físico. Espírito, alma e corpo formam o seu ser completo.  “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”; (1 Ts 5.23). Bíblia de Estudo Pentecostal. No caso particular do homem o Espírito Santo não vem habitar na sua alma humana. O Espírito Santo vem habitar dentro do seu espírito humano. Deixando assim a sua alma livre para decidir, respeitando dessa forma o seu livre arbítrio. Neste caso isto não é possessão, é salvação. Satanás e os seus demônios sabem que eles não podem entrar no espírito humano do homem, eles entram pelo corpo tentando chegar a alma através dos sentidos e instintos. Neste caso ocorre à possessão! O home foi formado mortal, seu espírito não tem personalidade própria. Sua alma é a sua personalidade, tem corpo humano biológico físico.

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

 





Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.